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ConheƧa o Sketchpad, o pai do CAD!

  • Foto do escritor: Clei de Jesus Santos
    Clei de Jesus Santos
  • 12 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 14 de nov. de 2022


Quem trabalha nas Ôreas de Arquitetura, Engenharia e Construção convive naturalmente com as ferramentas para desenvolvimento de projetos. Se não sabem operar para produzir os desenhos, visualizações ou representações, mas pelo menos jÔ tiveram contato. O fato é que são jÔ conhecidas do cotidiano do arquiteto ou do engenheiro. Vivemos em tempos que a todo momento surgem novas tecnologias nessas Ôreas que vêm para melhorar a produtividade e a performance do nosso trabalho gerando benefícios e vantagens para os clientes.


Depois do último post sobre como era a vida dos projetistas antes do CAD, pensei em escrever sobre como a tecnologia veio dar uma resposta para facilitar a vida dos pobres desenhistas técnicos. Eu lembrei que abordei em minha monografia um pouco sobre a história do CAD e acabei me tornando fã do Dr. Ivan Sutherland, um visionÔrio que nos poupou muitas horas sobre a prancheta com o seu CAD, o Sketchpad.

Ivan Edward Sutherland. https://www.britannica.com/technology/Sketchpad

Foi na dĆ©cada dos anos 1960 que Ivan Edward Sutherland, engenheiro elĆ©trico e cientista da computação americano, tornou-se pioneiro da Computação GrĆ”fica com a propostas contida em sua tese de doutorado: ā€œSketchpad: A Man-Machine Graphical Communication Systemā€ (ā€œSketchpad: Um Sistema de Comunicação GrĆ”fica Homem-MĆ”quinaā€, em tradução livre). A tese apresentava uma forma diferente da existente de interagir com o computador.

Os computadores atĆ© 1950 nĆ£o tinham uma interface grĆ”fica, porĆ©m nesse mesmo ano Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um equipamento em que era possĆ­vel a visualização de dados numĆ©ricos. A mĆ”quina chamava-se "Whirlwind Iā€. Ela utilizava-se de um tubo de raios catódicos como nas TVs e Monitores antigos, no qual o usuĆ”rio podia interagir, apontando na tela com uma caneta ótica. Apesar da interface, ainda nĆ£o era usado para computação grĆ”fica.

"Whirlwind Iā€. https://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Intro/intro.htm

A tese do Dr. Sutherland apresentava o aplicativo Sketchpad Computer, criado por ele mesmo em 1961 e que rodava em um dos primeiros computadores programĆ”veis que fora desenvolvido no laboratório Lincoln do MIT, o TX-2, semelhante ao "Whirlwind Iā€, porĆ©m um pouco mais avanƧado. Esta mĆ”quina possuĆ­a 320 KB de memória (320 kilobytes! Parece ridĆ­culo para nós, mas para a Ć©poca isso era muito, muito mesmo) e alimentava uma tela de tubo de raios catódicos (CRT) de 23 cm (9 polegadas). Com o Sketchpad, o usuĆ”rio transferia informaƧƵes ao computador por meio de desenhos. O aplicativo e a tese do Dr. Sutherland influenciaram a informĆ”tica de tal forma que culminou com o que hoje chamamos de computação grĆ”fica. Dada a grande importĆ¢ncia da tese do Dr. Sutherland, ela foi republicada após 40 anos pela universidade de Cambridge, como vocĆŖ pode ver aqui.

O Sketchpad Ć© considerado o precursor do atual CAD.


Para desenhar, O usuÔrio tinha à mão uma caneta de luz, que funcionava como o nosso mouse atual, e podia desenhar diretamente no monitor do computador, à medida que manipulava os botões de uma espécie de teclado que eram os comandos de mover, fixar, copiar etc.

Isso para nós é muito trivial hoje em dia, mas imaginem hÔ 60 anos! Nem existiam computadores pessoais ainda. O sistema era muito primitivo, claro, mas foi o ponto de partida para o que temos na atualidade.

Veja a explicação do próprio Dr. Ivan Sutherland descrita em sua tese (tradução livre):

ā€œUm usuĆ”rio do Sketchpad desenha diretamente em uma tela de computador com uma ā€˜caneta de luz’. A caneta de luz Ć© usada tanto para posicionar partes do desenho na tela quanto para apontĆ”-las e alterĆ”-las. Um conjunto de botƵes de pressĆ£o controla o as alteraƧƵes a serem feitas, como "apagar" ou "mover". Exceto pelas legendas, nenhuma linguagem escrita Ć© usada. As informaƧƵes esboƧadas podem incluir segmentos de linha reta e arcos de cĆ­rculo. SĆ­mbolos arbitrĆ”rios podem ser definidos a partir de qualquer coleção de segmentos de linha, cĆ­rculos, arcos e sĆ­mbolos previamente definidos. Um usuĆ”rio pode definir e usar quantas sĆ­mbolos como ele deseja. Qualquer mudanƧa na definição de um sĆ­mbolo Ć© vista imediatamente onde quer que esse sĆ­mbolo apareƧa.

O Sketchpad armazena informações explícitas sobre a topologia de um desenho. Se o usuÔrio move um vértice de um polígono, ambos os lados adjacentes serão movidos. Se o usuÔrio move um símbolo, todas as linhas anexadas a esse símbolo serão automaticamente mover para ficar ligado a ele. As conexões topológicas do desenho são automaticamente indicadas pelo usuÔrio enquanto ele desenha. Como o Sketchpad é capaz aceitar informações topológicas de um ser humano em uma linguagem de imagem perfeitamente natural para o ser humano, pode ser usado como programa de entrada para programas de computação que requerem dados topológicos, por exemplo, simuladores de circuitos.

O próprio Sketchpad Ć© capaz de mover partes do desenho para encontrar novas condiƧƵes que o usuĆ”rio pode aplicar a eles. O usuĆ”rio indica condiƧƵes com a caneta de luz e os botƵes. Por exemplo, para fazer duas linhas paralelas, ele aponta sucessivamente para as linhas com a caneta de luz e pressiona um botĆ£o. As próprias condiƧƵes sĆ£o exibidas no desenho para que possam ser apagados ou alterados com o auxĆ­lio da ā€˜caneta de luz’.ā€

Ele estĆ” descrevendo, praticamente a forma como desenhamos num programa de CAD, como o AutoCad, por exemplo!


Ivan Sutherland operando o Sketchpad. https://history-computer.com/sketchpad-guide/

Nós vimos neste artigo como a tecnologia CAD deu seus primeiros passos, devendo muito ao Dr. Ivan Sutherland pela criação do seu aplicativo primitivo, o Sketchpad e sua tese em que descreve a experiência como o aplicativo e assim lançou as bases para a computação grÔfica como a conhecemos hoje e contribuindo muito com nossas atividades de produção na Ôrea de Arquitetura, Engenharia e Construção.

Caso queira aprofundar mais no assunto acesse os seguintes endereƧos:

E você jÔ trabalha com alguma ferramenta CAD? Qual? Diga para nós nos comentÔrios. E se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos.

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