top of page
Buscar

Como eram feitos os projetos antes do CAD?

  • Foto do escritor: Clei de Jesus Santos
    Clei de Jesus Santos
  • 26 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Hoje em dia temos disponíveis no mercado várias tecnologias que ajudam os projetistas, arquitetos e engenheiros a fazerem seus projetos de maneira rápida e com muita produtividade. Mas nem sempre foi assim!


Antes de construirmos uma casa, uma ponte ou um prédio é necessário planejarmos tudo para que haja economia dinheiro e de tempo. Faz parte desse planejamento o projeto no qual será detalhado tudo aquilo que precisamos para concretizar essa construção.


Normalmente, para o projeto (seja ele de arquitetura, mecânica ou engenharia) utilizamos o desenho técnico para a representação e o detalhamento daquilo que queremos construir.

Nós colocamos literalmente no papel um retrato do que será a nossa edificação com todas as suas características e medidas.


Atualmente o processo de produção dessa representação é menos complexo do que era há mais ou menos quarenta anos atrás. Os projetos plotados (impressos) são feitos hoje com tecnologia CAD (Computer-aided design) ou desenho assistido por computador.


https://br.freepik.com/

Mas antes do CAD, os projetos eram feitos à mão! Isso mesmo: à mão!

Não exatamente à mão livre, mas com utilização de ferramentas que auxiliavam nesse processo: pranchetas, régua T, esquadros, lapiseiras, escalímetro, canetas nanquim, borracha, conjunto de normógrafo e réguas caligráficas, lâmina e borracha de areia, curva francesa, gabaritos diversos etc. Talvez ao ler essa lista alguém teve um momento de nostalgia!


Arquitetos e projetistas, passavam horas e muitas vezes dias montados, literalmente, em suas pranchetas desenhando e pintando papeis de todos os tamanhos. Aqueles tempos foram, sem dúvida, muito intensos.


https://www.oversodoinverso.com.br/


https://www.oversodoinverso.com.br/

https://www.oversodoinverso.com.br/

https://www.oversodoinverso.com.br/

https://www.oversodoinverso.com.br/

Eram necessárias grandes áreas de trabalho. A intolerância ao erro era exigência factual, já que isso consumiria muito mais tempo no desenvolvimento do desenho... Consegue imaginar cometer um erro em uma prancha do tamanho de um pequeno lote de terra?


Sem dúvidas que o advento das ferramentas computacionais para a produção do projeto foi uma grande contribuição em todos os aspectos para os setores da Arquitetura e Engenharia, com destaque ao ganho de tempo na elaboração do desenho técnico.



https://br.freepik.com/

E você, viveu esse momento nostálgico, mas glorioso da prancheta e do nanquim? Comente!


bottom of page